"A água é um componente essencial das economias nacionais e locais, e é necessária para criar e manter empregos em todos os setores da economia. Metade da força de trabalho mundial está empregada em oito setores dependentes de recursos hídricos e naturais: agricultura, silvicultura, pesca, energia, manufatura com uso intensivo de recursos, reciclagem, construção e transporte.
A gestão sustentável dos recursos hídricos, a infraestrutura hídrica, e o acesso ao abastecimento seguro, confiável e regular de água, bem como serviços adequados de saneamento, melhoram os padrões de vida, expandem as economias locais e levam à criação de empregos mais dignos e à maior inclusão social. A gestão sustentável dos recursos hídricos também é uma força motriz essencial para o crescimento verde e o desenvolvimento sustentável." (UN World Water Development Report 2016)
No Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Nacional de Águas (ANA) lançaram a versão em português do relatório do Conselho de Assessoramento ao Secretário-Geral da ONU para Assuntos de Água e Saneamento. A publicação contém orientações para a implementação da Agenda 2030, em especial no que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável direta ou indiretamente relacionados à água e ao saneamento. O relatório serve como um instrumento de planejamento para a gestão de recursos hídricos e saneamento no Brasil nos próximos anos.
Celebrado
mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi
recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio
Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Desde então as celebrações ao redor
do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria
Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos
recursos hídricos. Em 2003, o Brasil instituiu seu Dia Nacional da Água, também celebrado anualmente em 22 de março.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentário: