terça-feira, 28 de abril de 2015

28 de abril - Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

O Dia Mundial para Segurança e Saúde no Trabalho é celebrado em 28 de abril, data criada para lembrar os milhares de trabalhadores que se acidentam todos os anos em seus locais de trabalho.

Celebrando a data, o Ministério do Trabalho e Emprego lançou no inicio do mês a Estratégia Nacional para Redução de Acidentes do Trabalho. O objetivo é ampliar as ações para redução dos acidentes e doenças de trabalho no Brasil. A campanha possui quatro eixos: Intensificação das ações fiscais; Pacto Nacional para Redução dos Acidentes e Doenças do Trabalho no Brasil; Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho; e Ampliação das Análises de Acidentes do Trabalho realizadas pelos auditores Fiscais do Trabalho, melhorando sua qualidade e divulgação.

A origem da escolha do dia 28 de abril se deve a uma data quando 78 trabalhadores norte-americanos morreram, em 1969, vítimas de uma explosão na mina em que trabalhavam, no estado da Virginia. A partir daí, movimentos sindicais se fortaleceram na luta sobre o assunto da prevenção de acidentes e iniciaram a celebração de uma data que pudesse simbolizar a homenagem. Em 2003, a OIT instituiu o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, visando enfatizar os aspectos da prevenção de acidentes e não apenas a lembrança das vítimas. No Brasil, a Lei 11.121/05 instituiu que no dia 28 de abril fosse celebrado no País o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Neste ano, a OIT escolheu uma frase que significa um convite: "Junte-se à construção de uma cultura de prevenção em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho."

Para conhecer mais sobre o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, visite alguns endereços úteis que indico aqui:
Portal Brasil:
http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/04/fiscalizacao-d0-mte-protege-3-milhoes-de-trabalhadores-em-2015
TST - Tribunal Superior do Trabalho: Programa Trabalho Seguro:
http://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/inicio
Portal da OIT sobre o Dia Mundial:
http://www.ilo.org/safework/events/safeday/lang--es/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário: