Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado.
Esse assombroso número que representa a população mundial é um desafio para o conceito de desenvolvimento sustentável. Que necessidades futuras pretendemos atender? Água, energia, alimentos; como produzir para uma população gigantesca, de forma universal? Isso é realmente possível?
De acordo com o PNUMA (UNEP, em inglês), muitos dos ecossistemas da Terra estão chegando em seus pontos críticos de esgotamento ou mudança irreversível. Em 2050, se o consumo e a produção atuais permanecerem os mesmos e com uma população em crescimento que deverá atingir 9,6 bilhões pessoas, precisaremos de três planetas para sustentar os nossos modos de viver e consumir. Diante desse quadro, questionar o modelo atual de desenvolvimento não basta, é preciso agir de forma rápida e objetiva. O Dia Mundial do Meio Ambiente é apenas um dia de reflexão. O próprio tema é um alerta simples demais para o tamanho do problema. Viver de forma sustentável significa fazer mais e melhor com menos. Mas será que estamos dispostos a rever os nossos modelos de desenvolvimento e consumo?
Se este assunto lhe interessa, conheça um pouco mais sobre este dia mundial, os relatórios, os fatos e os dados sobre a vida em nosso planeta:
www.unep.org
www.pnuma.org.br
www.ministeriodomeioambiente.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentário: