segunda-feira, 8 de março de 2010

O Dia Internacional da Mulher

As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores.

As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos no dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque. Fizeram uma greve e ocuparam as  instalações da fábrica, reivindicando melhores condições de trabalho, como a redução na carga diária de 16 para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno no ambiente de trabalho. Naquela época, as mulheres chegavam a receber apenas um terço do salário de um homem, pelo mesmo tipo de trabalho. A manifestação foi reprimida com violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que depois foi incendiada. Aproximadamente 130 operárias morreram carbonizadas.

Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes: ainda em Nova Iorque, em 1908, 15.000 mulheres marcharam exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto.

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América.

No ano seguinte, durante a II Conferência de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, em 1910, com a presença de delegadas de 17 países, foram aprovadas as propostas da socialista Clara Zetkin de conclamação às mulheres a lutarem pela paz e de se celebrar um dia internacional das mulheres, que deveria ocorrer todos os anos. A escolha do dia foi feita em homenagem às operárias que morreram na luta pelos seus direitos. No ano seguinte, no mês de março, mais de um milhão de mulheres foram às ruas na Alemanha, na Suíça, na Dinamarca e na Áustria, celebrando seu dia.

Nestes 100 anos, houve conquistas em vários segmentos da sociedade: do direito ao voto e a conquista do mercado de trabalho, vitórias nos campos da saúde, da luta contra a violência doméstica e contra a discriminação sexual. Mas ainda há muitas batalhas a serem travadas.

Em 2010, mulheres do mundo inteiro comemoram os 100 anos do Dia Internacional da Mulher, tendo a luta como marca principal que tem caracterizado este dia ao longo dos tempos. Por sinal, duas mulheres estarão disputando a eleição presidencial no Brasil.

Parabéns às mulheres brasileiras ! E ainda há muito a conquistar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário: