segunda-feira, 5 de junho de 2017

Dia Mundial do Meio Ambiente 2017 - #EstouComANatureza


"Conectando pessoas à natureza". Este é o tema escolhido este ano para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), e há eventos programados em todo o mundo para reforçar o slogan #EstouComANatureza ou #WithNature.


De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP / PNUMA), a ideia central é impulsionar os esforços para a conservação do meio ambiente, transformando ações individuais em uma força coletiva que tenha um verdadeiro e duradouro legado de impacto positivo para o planeta. Um convite para que as pessoas procurem estar rodeadas pela beleza da natureza e redescubram a importância de cuidar do meio ambiente.

É uma outra forma de chamar a cada um de nós para uma reflexão de que estamos em um mesmo planeta, em nossa Casa Comum, expressão tão forte e significativa utilizada pelo Papa Francisco em sua carta aos cristãos (Encíclica), publicada em 2015.

Portanto, este nosso blog, que é uma publicação em defesa da vida saudável e segura, dentro e fora do trabalho, reproduz essa reflexão e esse chamado pela reconexão com a natureza.


#EstouComANatureza
#WithNature

A escolha do dia 5 de junho ocorreu em 1972, ou seja, há mais de 40 anos. Naquela ocasião foi publicado um Manifesto Ambiental, também conhecido como Declaração de Estocolmo, pois foi naquela cidade que se realizou a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Essa conferência foi um marco e o manifesto serviu de base para inúmeros documentos editados desde aquela época.

Ao lado da comemoração deste dia, surge também uma preocupação adicional, ao se tomar conhecimento que os EUA decidiram sair do compromisso previamente firmado em 2015, por 195 países, no Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas. Em declaração oficial, o Secretário Geral da ONU considerou que essa decisão é uma grande decepção para os esforços globais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a segurança global.

Por sua vez, o o diretor-executivo da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim, emitiu um comunicado sobre essa decisão, destacando que ela não interromperá os esforços pelo clima:
“A decisão dos EUA de deixar o Acordo de Paris de forma alguma coloca um fim a esses esforços. China, Índia, União Europeia e outros já estão demonstrando forte liderança. Cento e noventa países estão mostrando forte determinação de trabalhar com eles para proteger esta e as futuras gerações.”
“Uma única decisão política não irá nos deter nestes esforços inigualáveis. A ONU Meio Ambiente pede que todas as partes redobrem seus esforços. Nós trabalharemos com todos que quiserem fazer diferença.”
#EstouComANatureza
#WithNature

Deixo com você este vídeo de pouco mais de um minuto, para sua reflexão sobre o cuidado com a nossa Casa Comum:



Para saber mais sobre este Dia Mundial do Meio Ambiente, selecionei algumas referências, além de publicações anteriores deste nosso blog:

A ONU e o meio ambiente:

Dia Mundial do Meio Ambiente 2016:

Dia Mundial do Meio Ambiente 2015:

Encíclica Laudato Si - Sobre o Cuidado da Casa Comum:

UNEP United Nations Environment Programme:

World Environment Day - Global:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário: