domingo, 9 de outubro de 2016

Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas - 10 de outubro

Educação para a prevenção. Uma frase que merece ser vivida nas escolas, em todos os níveis. Foi por isso que, a partir de uma iniciativa de quem trabalha o assunto há muitos anos, surgiu a ideia de criação de uma lei para incentivar essa prática.

A Lei Federal nº 12.645 de 16 de maio de 2012 instituiu a data de 10 de outubro como o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, ou seja, estabeleceu um dia a ser dedicado ao tratamento desse tema no ambiente escolar.

A justificativa está relacionada à importância de incorporar esse tema na formação dos alunos, de forma que os estudantes possam pensar o trabalho e a segurança do trabalho, como elementos interligados e indissociáveis. É um esforço de educação para a prevenção, plantando esta semente desde a educação básica e passando por todos os níveis. Aliás, a inserção desses conteúdos na Educação básica e profissional integra o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.


As formas de apresentar esses conceitos em sala de aula são muitas, dependendo da realidade de cada turma, maturidade, nível escolar entre tantas outras coisas.
Na origem da Lei, por exemplo, está o trabalho desenvolvido pelo Técnico de Segurança Orlandino dos Santos, nas escolas do município de Duque de Caxias (RJ), criando e desenvolvendo o projeto CIPA nas Escolas.

Orlandino dos Santos, o Técnico de Segurança que inspirou a lei

Para facilitar e incentivar o trabalho dos professores, a Fundacentro desenvolveu uma cartilha que apresenta propostas para trabalhar com os alunos.
Se você é aluno ou professor, se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre ele, entre no portal da Fundacentro, conheça a cartilha e siga as dicas que estão disponíveis no seguinte endereço:
http://www.fundacentro.gov.br/dia-10-de-outubro/dia-nacional-de-seg-e-saude-nas-escolas


Se você gostou, compartilhe o nosso blog, usando um dos botões abaixo (Facebook, Twitter, Google+ etc), e ajude a divulgar este trabalho.