sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Artigos científicos em Segurança, Meio Ambiente e Saúde


Uma importante fonte de conhecimentos em segurança, saúde e meio ambiente, a ser melhor explorada e difundida, são os artigos científicos.

Eles permitem que pesquisas e estudos de casos sejam apresentados e discutidos. Ao serem conhecidos e consultados, servem de inspiração para outros estudantes, pesquisadores e professores.

Ao tratar deste tema, pretendo apresentar um exemplo simples de consulta a esse imenso acervo de informações. Não pretendo tratar de bibliometria, nem ensinar a fazer pesquisas. Até porque os pesquisadores experientes conhecem muito bem os bancos de dados nacionais e internacionais e as técnicas de pesquisa bibliográfica.

Neste blog, voltado a um público mais amplo, resolvi abordar o uso do maior e mais popular instrumento de busca de artigos científicos no Brasil, o Portal de Periódicos da CAPES.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma fundação do Ministério da Educação (MEC) que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. Uma de suas atividades mais conhecidas é a avaliação dos cursos de Mestrado e Doutorado, mas ela atua em formação de professores e pesquisadores, investe em cooperações internacionais e no acesso e divulgação da produção científica.

O Portal de periódicos da CAPES é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, com mais de 37 mil títulos de revistas acadêmicas e cerca de 250 mil documentos entre capítulos de livros, relatórios e outras publicações.

Uma parte desse acervo é restrito à comunidade acadêmica, mediante acesso concedido às universidades e elas a seu corpo de estudantes, professores e pesquisadores. Porém, há um enorme acervo de acesso livre. Além disso, no próprio portal estão disponíveis as informações sobre treinamentos voltados à utilização sistemática do portal para a pesquisa acadêmica. E também há um aplicativo para que você possa usar esses recursos em seu telefone móvel celular.

Mas você pode entrar agora no portal, sem dificuldade, e fazer uma pesquisa sobre assuntos relacionados à segurança, saúde e meio ambiente ou a uma das áreas que compõem esse amplo leque de atuação acadêmica e profissional.

A qualidade dos resultados da sua pesquisa, aliás em qualquer ferramenta, está vinculada à escolha das palavras chaves e de suas combinações. Além da sua paciência de garimpar entre os resultados, aqueles que mais lhe interessam ou que estejam mais próximos do objetivo da sua pesquisa.

Para que você tenha uma ideia das opções que nos são apresentadas, vamos a alguns exemplos simples. Com a palavra sustentabilidade, obtive mais de três mil resultados, o que sugere a necessidade de refinar a pesquisa, ou seja, escolher que outras palavras chaves eu devo combinar ou se eu devo diminuir o escopo, seja por data, por tipo de revista etc. A palavra chave segurança do trabalho me traz 1.738 resultados. Ergonomia, 560 resultados. Mas se eu refinar para ergonomia cognitiva, por exemplo, os resultados diminuem para 27, sendo mais fácil encontrar o que eu preciso. Da mesma forma posso fazer com a palavra incêndio, encontrando 583 resultados, que podem diminuir para 67 se eu pedir apenas textos em português. Se você for bem específico, com a palavra trabalho em altura, serão apenas 9 resultados.

Vejam o que encontrei com essa rápida pesquisa, voltada exclusivamente para escrever este texto, usando as palavras acima descritas:

Indicadores de Sustentabilidade, artigo do professor José Eli da Veiga, publicado na Revista de Estudos Avançados da USP, em 2010.

Ergonomia Cognitiva para a Diversidade Humana, publicado na Revista portuguesa Educação, Formação & Tecnologias.

Estudo da prescritividade das normas técnicas brasileiras de segurança contra incêndio, publicado na Revista da Escola de Minas, de Ouro Preto.

Avaliação da segurança do trabalho em obras de manutenção de edificações verticais, publicado na revista Produção, da Associação Brasileira de Engenharia de Produção.

Bom, agora é a sua vez, entre no Portal de Periódicos e amplie o seu horizonte de consulta. Portal de Periódicos da CAPES: www.periodicos.capes.gov.br

Se você gostou, compartilhe o nosso blog, usando os botões abaixo (Facebook, Twitter, Google+ etc), e ajude a divulgar este trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário: