quinta-feira, 18 de junho de 2015

Louvado Seja (Laudato Si)

O Papa Francisco me enviou uma carta hoje. Uma carta que contém um apelo enfático pela nossa casa em comum. Ele ampliou o conceito tradicional de "casa" para falar de um lugar de moradia que ele compartilha comigo. E com tanta gente...

Não fiquei surpreso com o conteúdo da carta, pois é bem ao seu estilo: direto, objetivo, forte, mas ao mesmo tempo carinhoso e esperançoso.

No título da carta ele escreveu a expressão "Louvado Seja", referindo-se, mais uma vez, a São Francisco de Assis. E eu me lembrei de uma música que fazia muito sucesso nas missas e nos encontros de jovens, com esse mesmo título. Um trecho da música dizia assim:

Louvado Seja o Meu Senhor
Por todas as suas criaturas
Pelo Sol e pela Lua
Pelas estrelas no firmamento
Pela água e pelo fogo

E não é que lá no meio da carta, a carta reproduz a oração original que inspirou a música? Essa carta do Papa Francisco fala da Criação. Assim como a música, ela também fala das criaturas. Ah, esqueci de dizer; a carta não é dirigida só pra mim, ela foi dirigida a você que está lendo esta mensagem e a todas as pessoas de boa vontade. Assim ele escreveu.

Por ter sido dirigida a tanta gente, a carta teve forte repercussão na imprensa mundial. Alguns a chamaram de carta verde outras de carta do meio ambiente. Mas eu a interpretei como Carta da Vida, pois é disso que ela fala, da nossa vida na Terra, irmã, assim denominada neste trecho da carta.


"Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la."

Muitos artigos e reportagens estão sendo publicados em todo o mundo sobre essa carta, que a Igreja Católica denomina "Encíclica", ou seja, uma carta circular. Então vamos ajudar a fazer circular esta carta. Infelizmente, pouca gente vai ler a carta na íntegra. Por falta de tempo, de interesse ou de hábito de leitura. A carta é grande mas é útil e inspiradora.

Separei alguns trechos para você e ao final tem um link para o texto integral:
"O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum. Desejo agradecer, encorajar e manifestar apreço a quantos, nos mais variados setores da atividade humana, estão a trabalhar para garantir a proteção da casa que partilhamos. Uma especial gratidão é devida àqueles que lutam, com vigor, por resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo. Os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos."
"Não pode ser autêntico um sentimento de união íntima com os outros seres da natureza, se ao mesmo tempo não houver no coração ternura, compaixão e preocupação pelos seres humanos. É evidente a incoerência de quem luta contra o tráfico de animais em risco de extinção, mas fica completamente indiferente perante o tráfico de pessoas, desinteressa-se dos pobres ou procura destruir outro ser humano de que não gosta. Isto compromete o sentido da luta pelo meio ambiente. Não é por acaso que São Francisco, no cântico onde louva a Deus pelas criaturas, acrescenta o seguinte: «Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor». Tudo está interligado. Por isso, exige-se uma preocupação pelo meio ambiente, unida ao amor sincero pelos seres humanos e a um compromisso constante com os problemas da sociedade."



Bom, como você deve ter percebido, eu gostei muito da carta. Ela fala do trabalho dos homens e mulheres, fala do modelo de desenvolvimento, fala do desperdício e da miséria. Fala da necessidade de ações individuais e coletivas. E por isso, neste blog que se intitula um endereço de prevenção, a favor da Vida, ela se tornou um assunto obrigatório.

Louvado seja o meu Senhor. E viva o Papa Francisco!

Segue o link para o endereço oficial da versão da Encíclica em português:
http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html

E um guia para ajudar na leitura da Encíclica pode ser lido na Wikipedia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Laudato_si%27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário: