quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama


No mês de outubro é realizada uma campanha mundial sobre a prevenção do câncer de mama. Entrando nesta campanha, estou utilizando duas referências (abaixo indicadas) para resumir informações sobre o "Outubro Rosa".

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente naquela cidade (www.komen.org). 

A ação de iluminar de rosa monumentos, edifícios, pontes, igrejas, entre outros, surgiu posteriormente e tem tido muitas adesões. Foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. Ao lado, a imagem da Catedral de Brasília.

 Em 2014, para o Brasil, estima-se a ocorrência de 57.120 casos novos de câncer de mama. De acordo com o INCA, é importante que as mulheres, independentemente da idade,  conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional.
Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade. Esses exames podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são:
Mulheres de 40 a 49 anos
Realizar o exame clínico das mamas anualmente.

Mulheres de 50 a 69 anos
Realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.

Mulheres com risco elevado para câncer de mama (caso na família de câncer de mama masculino; ter parente de primeiro grau [mãe, irmã, filha] que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade)
Conversar com o seu médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada.


Mais informações sobre o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama estão disponíveis nos seguintes endereços:
http://www1.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2014/
http://www.outubrorosa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário: