segunda-feira, 30 de julho de 2012

27 de julho - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho


Há 40 anos surgiu a razão de estarmos comemorando, em 27 de julho, o dia nacional de prevenção de acidentes do trabalho. O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho.


Hoje, 40 anos depois, ainda temos uma grande quantidade de ocorrências, em torno de 700 mil acidentes do trabalho por ano, entre os trabalhadores segurados. Portanto, há muito a ser feito pelas empresas, governo e trabalhadores para a construção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.
Conheça mais sobre esta história, consultando o portal da SOBES.

domingo, 1 de julho de 2012

Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho

Lançado oficialmente no dia 27 de abril, o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho é um compromisso formal assumido publicamente pelo Governo brasileiro em direção à redução dos acidentes e doenças do trabalho. Ele foi elaborado a partir da Política de Segurança e Saúde no Trabalho aprovada pelo Decreto 7.602 de novembro de 2011. Formado por oito objetivos, o plano é dividido em tarefas de curto, médio e longo prazo, além de um conjunto de tarefas de caráter permanente, atribuídas aos três ministérios com atuação direta sobre o assunto: Ministério do Trabalho, da Previdência e da Saúde. Para melhor compreensão deste Plano, é importante conhecer a Cartilha que foi preparada para torná-lo acessível e prático. As informações relativas a este assunto estão disponíveis no portal do Ministério do Trabalho e Emprego, para acessá-las, clique aqui.