quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Novembro Azul e a Saúde dos Homens



Novembro Azul e a Saúde dos Homens.

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Desde então, vem se tornando um dos principais movimentos na luta contra o câncer de próstata, além de chamar a atenção sobre a saúde dos homens de uma forma geral. No Brasil, a campanha do Novembro Azul teve início em 2011, por iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL). 


Com a ampliação do tema, novembro passou a ser considerado um mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão) entre outros pontos passaram a ser abordados nas campanhas. Todos os anos, nesse período, 21 países, incluindo o Brasil, preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além de levar informações sobre a prevenção e promoção aos cuidados integrais com o cuidado da saúde masculina.

Recentemente, o Ministério da Saúde lançou, com apoio técnico do INCA, a página Câncer de próstata; causa, sintomas, tratamento e prevenção em seu portal na Internet. O INCA também publicou a cartilha Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? com informações para que as pessoas possam entender mais acerca da doença e decidirem o que é melhor para a própria saúde. A cartilha incentiva a conversa com o profissional de saúde. Além disso, o Instituto também produziu o vídeo Saúde do homem – um alerta e ao mesmo tempo um convite para que o homem se cuide.

Campanha do Instituto Lado a Lado pela Vida
Colocamos aqui um resumo das informações, para que você tenha dados preliminares, compartilhe com amigos e se interesse em conhecer os detalhes, a partir das referências mencionadas.


O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Ele é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata. Por exemplo:
Hiperplasia benigna da próstata, que é o aumento benigno da próstata. Ela afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade. 

Prostatite , que é uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.

De qualquer forma, se você identificar qualquer um desses sintomas, ainda que isoladamente, procure um médico especialista (urologista) para que sejam feitos os exames necessários.


Atuando pela prevenção, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens, a partir de 50 anos, procurem um profissional especializado, para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente.



Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial.


Uma pergunta muito comum é se o câncer de próstata tem tratamento. Sim, o tratamento existe e é feito por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas de tratamento. A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso. 



A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente. O tratamento, para quem identifica precocemente o câncer de próstata, chega a um índice de cura de até 90%.

Mas afinal, o que é a próstata e pra que ela serve?

Fonte: INCA
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

Todas as informações contidas nesse texto foram retiradas de textos atualizados pelas principais referências nacionais sobre o assunto: INCA, Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Urologia e Instituto Lado a Lado pela Vida.

Assista ao vídeo da Sociedade Brasileira de Urologia, consulte as referências e compartilhe ao máximo essas informações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário: