Desde então, a data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O INCA participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.
Em 2018, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.
A partir deste link, você tem acesso a muitas informações úteis que podem ajudar na prevenção e no tratamento do câncer de mama. Confira, clicando aqui: http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/
Entre outros aspectos são abordadas questões atuais sobre a saúde da mulher e a relação com seu corpo, aspectos sociais e informações para prevenção e detecção precoce do câncer.
Relatos de mulheres sobreviventes são exemplos de que o câncer não é um ponto final e que apoio, compreensão e respeito ajudam a enfrentar o medo e o estigma da doença.
(O texto acima é uma reprodução de trechos da página do INCA sobre esse assunto.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentário: