domingo, 3 de junho de 2018

Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma iniciativa da ONU para incentivar a conscientização e a ação mundial para a proteção do meio ambiente. Desde o seu início em 1974, a proposta cresceu e se tornou uma plataforma global e pública, amplamente divulgada em mais de 100 países.

Acima de tudo, o Dia Mundial do Meio Ambiente é considerado o "dia das pessoas" para que cada um faça alguma coisa para cuidar do planeta. Essa "alguma coisa" pode ser uma ação local, nacional ou global; pode ser uma ação individual ou envolver uma multidão. Todo mundo é livre para escolher.

Cada Dia Mundial do Meio Ambiente é organizado em torno de um tema que concentra a atenção em uma preocupação ambiental particularmente urgente.

Em 2018, com o tema Acabe com a Poluição Plástica  #AcabeComAPoluiçãoPlástica, a data soma esforços à campanha Mares Limpos #MaresLimpos da ONU Meio Ambiente para combater o lixo marinho e mobilizar todos os setores da sociedade global no enfrentamento deste problema — que se não for solucionado, poderá resultar em mais plástico do que peixes nos oceanos até 2050.



A poluição plástica é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde. Mesmo assim, os números da produção e descarte incorreto deste material não param de crescer. Mais plástico foi produzido na última década do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas até 5 trilhões de sacolas plásticas em todo o planeta.

A cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas e 90% da água engarrafada contém microplásticos. Metade do plástico consumido pelos humanos é descartável (e evitável) e pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos anualmente, prejudicando 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção.

Mais de 100 países já se uniram sob o slogan do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano e se comprometeram com atividades, como mutirões de limpeza de praias e florestas, e anúncios de políticas públicas voltadas ao descarte e consumo responsável do plástico.


O texto acima é uma compilação de informações a partir de publicações da Organização das Nações Unidas.

#WED #BeatPlasticPollution #DiaMundialdoMeioAmbiente #AcabeComAPoluiçãoPlástica

Para participar de atividades e contribuir com ações práticas, no Brasil ou no mundo, conheça as informações oficiais, consultando essas referências.

ONU Meio Ambiente:

Mar de Lixo - filme educativo produzido pelo Ministério do Meio Ambiente: