domingo, 26 de setembro de 2010

Acidentes em gasodutos provocaram 60 mortes nos EUA em 5 anos

Resolvi transcrever essa reportagem da Agência de Notícias EFE, para registrar que a preocupação com a segurança não tem fronteiras. Mesmo em países desenvolvidos, ainda há a ocorrência de grandes acidentes industriais, causando mortes e perdas materiais relevantes. A cultura da segurança é um objetivo a ser alcançado com o nosso empenho, isto é, dos que acreditam que o trabalho deve prevalecer sobre o capital, valorizando a vida de todos nós.


(o artigo que deu origem a esta reportagem está acessível clicando aqui)


Acidentes em gasodutos provocaram 60 mortes nos EUA em 5 anos, diz "NYT"

Washington, 25 set (EFE).- De acordo com artigo do "New York Times" publicado neste sábado, acidentes em gasodutos deixaram 60 mortos e 230 feridos nos Estados Unidos nos últimos cinco anos.
O tema voltou a ser debatido por causa da explosão registrada este mês em um gasoduto da Pacific Gas and Electric em San Bruno, na Califórnia, na qual sete pessoas morreram e 50 ficaram feridas.
Em 2004, por exemplo, a unidade de investigação do Congresso, o Government Accountability Office (GAO), assinalou que era preciso maior rigor para que as medidas de segurança fossem cumpridas. O órgão indicou ainda que as multas de menos de US$ 30 mil não eram suficientes para que o setor mudasse de conduta.
A falta de mão firme das autoridades na hora de fazer cumprir as medidas de segurança nos gasodutos também é denunciada no artigo do "NYT". O diário assinala que as multas, quando impostas, costumam ser baixas, além de a agência encarregada da coleta (Pipeline and Hazardous Materials Safety Administration) costumeiramente ter problemas em obter o dinheiro solicitado.
Segundo o "NYT", as investigações de cada problema nos gasodutos podem levar vários anos para ser concluídas. Além disso, a crescente demanda faz com que as autoridades costumem conceder isenções em matéria de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário: