terça-feira, 3 de agosto de 2010

Plugues e Tomadas - padrão nacional de qualidade e segurança

O novo padrão brasileiro de plugues e tomadas veio estabelecer um patamar de segurança e funcionalidade para as instalações elétricas prediais. Ele foi adotado após alguns anos de intensa discussão dentro da comunidade técnica especializada. Profissionais, empresas, associações, com o respaldo técnico da ABNT e apoio legal do INMETRO. Infelizmente, nem todos os profissionais se interessaram pelo debate, alguns até porque não acreditaram que as medidas seriam adotadas. Talvez por isso, ainda haja muitas dúvidas entre os usuários e até mesmo entre os profissionais que atuam na área de instalações prediais. Leia o nosso artigo sobre esse assunto, no portal da prevenção: www.RicardoMattos.com .

Se você gostou, compartilhe o nosso blog, usando os botões abaixo (Facebook, Twitter, Google+ etc), e ajude a divulgar este trabalho.

Um comentário:

  1. A concepção da tomada tem vários pontos interessantes, só lamento que as tomadas para caixa de passagem sejam grandes (cabem apertadas nas caixas 4X2). O sismema de fixação por mordedor aparafusado só funciona bem com fio flexível. Não funciona com fio rígido, soltando a ligação. Muitos fabricantes usam material plástico de péssima qualidade. Com a padronização não se pode mais comprar a tomada padrão argentino, usada em ar condicionado e tb. para diferenciar o 127V monofásico do 220V bifásico. Existem tomadas vermelhas p/ usar em 220V,mas os pinos encaixam. No sufoco, bobeou, dançou

    ResponderExcluir

Escreva aqui o seu comentário: