sexta-feira, 23 de abril de 2010

Onze trabalhadores mortos em explosão de plataforma de petróleo

Após a explosão e o incêndio, a estrutura não resistiu e foi ao fundo do mar, levando 11 trabalhadores cujos corpos não foram encontrados. As buscas já foram encerradas. Todas as tentativas de combate ao fogo (foto à esquerda) não evitaram as piores consequências, e a perda completa da plataforma.
Segundo as informações divulgadas na imprensa, todos os outros 115 trabalhadores foram resgatados sem ferimentos graves, antes da plataforma afundar no Golfo do México. É mais um grande acidente em plataformas marítimas de produção de petróleo, desafiando as melhores práticas mundiais em segurança. O vazamento de óleo no mar parece estar sob controle. A foto da direita, divulgada pela Guarda Costeira norte-americana, mostra a mancha de óleo e a ação das embarcações de emergência.
Em 2001, no Brasil, tivemos uma situação semelhante com a explosão e o naufrágio da plataforma P-36, na Bacia de Campos (RJ). A tecnologia está permanentemente nos desafiando a construir e manter sistemas complexos com mais segurança para os trabalhadores e o meio ambiente. Vamos aguardar as informações sobre as possíveis causas desse acidente ampliado. Para informações oficiais e atualizadas, a Guarda Costeira norte-americana, a BP (empresa detentora da concessão de exploração no local) e a TransOcean (empresa responsável pela operação da plataforma) criaram um portal na Internet. Confiram as atualizações no endereço: http://www.d8externalaffairs.com/go/site/2931/

Um comentário:

  1. Parabens pela notícia! Pode se tornar um dos maiores desastres ambientais do mundo.

    ResponderExcluir

Escreva aqui o seu comentário: