Um espaço aberto para a discussão de assuntos relacionados à segurança do trabalho, ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores. Em resumo, um espaço a favor da Vida. Participe!
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Tem gente querendo trabalhar contra a segurança das instalações elétricas prediais...
Incrível. Agora que temos a possibilidade real de melhorarmos a qualidade das nossas instalações elétricas prediais, tem gente que não entende nada de segurança querendo dificultar o processo. Além de um deputado federal, li hoje que o Ministério Público Federal do Paraná (MPF/PR) propôs ontem uma ação civil pública contra a União, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O objetivo é interromper o processo de padronização de plugues e tomadas no Brasil. Milhares de pessoas morrem por ano no Brasil por causa da deficiência das instalações elétricas. A padronização é um grande avanço, bem fundamentado tecnicamente, e com muito tempo de adaptação e discussão. Vamos nos informar melhor... Mais informações sobre a padronização de plugues e tomadas no portal do INMETRO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vejam esse acidente, reforçando a necessidade de proteção adequada das instalações prediais:
ResponderExcluirMulher recebe descarga elétrica ao mexer em máquina de lavar e morre em SP.
O GLOBO | Plantão | Publicada em 15/02/2010 às 20h14m
SÃO PAULO - Cristiane Manchon Alcântara, de 40 anos, morreu após receber uma descarga elétrica em seu apartamento no Campo Grande, em Santos, no litoral paulista, na noite de domingo. Ela teria levado o choque ao mexer na máquina de lavar, enquanto limpava a área de serviço.
O filho de Cristiane, de 8 anos, teria encostado na mãe após o acidente e também levado um choque, mas não se feriu.
Um vizinho da vítima, que preferiu não se identificar, foi chamado pela filha de 15 anos de Cristiane. Ela pedia socorro e dizia que sua mãe havia caído na área de serviço. A menina contou que a mãe lavava a área de serviço e puxava uma máquina de lavar quando recebeu o choque.
O resgate foi acionado, a vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Santos para realização de exame necroscópico e foi constatado que Cristiane morreu em decorrência da descarga elétrica.