domingo, 31 de março de 2013

Consumo sustentável: vida, saúde e meio ambiente

Um fator impactante para o desenvolvimento sustentável é o padrão de consumo que a sociedade vem impondo a cada um de nós. Somos compelidos a consumir, inclusive o que não precisamos.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou o lançamento de uma rede  com o objetivo de ajudar a promover o uso mais eficiente de recursos naturais e a qualidade de vida a nível global. Essa rede foi planejada para conectar pessoas e organizações e reunir informações sobre produção e consumo sustentável, traduzindo-se como um “ponto de encontro central” sobre o tema. Além disso, e em conjunto com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), foi lançada a campanha mundial contra o desperdício de alimentos. Acesse a página do PNUMA e conheça os detalhes dessas iniciativas: www.pnuma.org.br
 
Um amigo me enviou um vídeo muito interessante sobre o super-consumo, na área de alimentos, cujo título original, em francês, é La surconsommation. Com cenas fortes e reais obtidas na indústria de alimentos, é para você assistir, refletir e divulgar:



sexta-feira, 29 de março de 2013

Desídia - palavra bonita, mas ordinária


Revendo as estatísticas de acidentes do trabalho no Brasil, me veio à lembrança esta palavra: desídia. Não tenho dúvida que muitos empregadores e governantes ainda atuam de forma desidiosa em relação à prevenção de acidentes do trabalho. E podemos adotar a mesma argumentação sobre a   prevenção de acidentes em geral. Mais utilizada no meio jurídico, encontram-se nos dicionários, vários significados para a palavra desídia, entre eles o desleixo, a negligência, a indolência e a desatenção. Se você se interessou por esta abordagem, leia mais, clicando aqui.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Radiação ultravioleta

Riscos à saúde fazem com que a proteção solar seja essencial no trabalho desenvolvido a céu aberto, como é o caso da construção civil e do trabalho rural. A radiação ultravioleta (UV) está nos atingindo diariamente, proveniente do sol. Embora os raios sejam invisíveis, o seu efeito na pele pode ser visto e sentido quando uma exposição prolongada resulta em queimaduras dolorosas. Com a depreciação da camada de ozônio na atmosfera da Terra, cresceram os riscos da exposição à radiação ultravioleta. Isso causou o crescimento da preocupação sobre o assunto em todo o mundo.

Para saber um pouco mais sobre este assunto, confira o artigo completo, clicando aqui.

domingo, 3 de março de 2013

E a sua pressão, como está?

Como a proposta deste blog é falar sobre segurança, saúde e meio ambiente, percebi que estou precisando variar um pouco mais os temas. Procurando um bom tema na área de saúde, decidi falar sobre a pressão alta (hipertensão). E sua ligação com um estilo de vida mais saudável.
Como eu não sou médico, procurei quem pudesse falar do assunto de forma clara e educativa. E encontrei um vídeo muito bom no portal de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI.
Aliás, aproveito para divulgar que é um excelente local para quem quer utilizar vídeos, cartilhas, cartazes, enfim, material didático de qualidade para a prevenção de acidentes e doenças, dentro e fora do trabalho.
Aproveite bem as dicas deste vídeo e outras informações do portal do SESI.