segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Há 20 anos, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, eu participei da ECO-92, também chamada de Rio-92. Um evento enorme, reunindo pessoas de todo o mundo que, naquela época, já estavam preocupadas e mobilizadas pela discussão do nosso futuro comum no planeta Terra. Inúmeras tendas, espalhadas por todo o parque, reuniam pessoas, em uma torre de babel, para falar, ouvir e discutir.
Lembro-me bem que confeccionamos uma camiseta com o símbolo do evento e na parte de trás, uma frase da   famosa música Coração de Estudante, de Milton Nascimento e Wagner Tiso: "E há que se cuidar do broto, para que a vida nos dê flor e fruto." Foi a forma que encontramos de levar a nossa mensagem e ao mesmo tempo arrecadar recursos financeiros para atividades de mobilização e conscientização política. Era o meu coração de estudante que pulsava, embora eu já tivesse concluído a faculdade naquela época.
Neste ano de 2012, que está chegando, vai acontecer a Conferência Rio+20. O nome faz referência ao evento  ocorrido em 1992, portanto, há vinte anos, na mesma cidade, sobre o mesmo tema. Oficialmente, a Rio+20 é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. E ocorrerá de 20 a 22 de junho.
Isso me fez refletir sobre tudo o que vem acontecendo de lá pra cá. E como ainda não conseguimos estabelecer um padrão de consumo sustentável. Para conhecer mais sobre este evento, veja as informações no portal oficial, em http://www.rio20.info/2012/.