quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Poluição do ar causa sete milhões de mortes por ano

A ONU - Organização das Nações Unidas - tem trabalhado com países em todo o mundo para atualizar os padrões nacionais de combustíveis e de veículos como parte da Climate & Clean Air Coalition. Mais de 50 países reduziram os níveis de enxofre no combustível e aumentaram os padrões de emissões veiculares. No entanto, 4,1 bilhões de pessoas em 120 países ainda não têm acesso ou têm acesso limitado ao combustível com baixo teor de enxofre.


Os efeitos da poluição do ar manifestam-se diretamente na saúde da população ou na saúde climática, ou seja, na saúde ambiental da sua cidade, do seu país, do nosso planeta.

Pequenas partículas invisíveis de poluição penetram profundamente em nossos pulmões, corrente sanguínea e corpos. Esses poluentes são responsáveis ​​por cerca de um terço das mortes por acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e câncer de pulmão, bem como um quarto das mortes por ataque cardíaco. O ozônio produzido a partir da interação de muitos poluentes diferentes, é também uma causa de asma e doenças respiratórias crônicas. A OMS estima que sete milhões de pessoas morrem a cada ano devido à exposição a esses poluentes.
Os PVCV - Poluentes Climáticos de Vida Curta (SLCPs - Short-lived climate pollutants) estão entre os poluentes mais relacionados aos efeitos na saúde e ao aquecimento de curto prazo do planeta. Eles persistem na atmosfera por apenas alguns dias ou até algumas décadas, então reduzi-los pode trazer benefícios quase imediatos à saúde e ao clima para aqueles que vivem em lugares onde os níveis caem. Os principais PCVC são o carbono negro, o metano, o ozônio troposférico e os hidrofluorocarbonetos (HFC).
Além de conhecer o problema, é necessário agir para combatê-lo. Cada um pode fazer a sua parte e ainda se juntar para fazer mais.

Assista ao vídeo e saiba mais na campanha da ONU Meio Ambiente, OMS (Organização Mundial de Saúde) OPAS - Organização Panamericana de Saúde e parceiros em http://breathelife2030.org #BreatheLife



Referências:

Foto: ONU/Kibae Park. Poluição em complexo industrial de Toronto, no Canadá.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário: