quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Tem gente querendo trabalhar contra a segurança das instalações elétricas prediais...

Incrível. Agora que temos a possibilidade real de melhorarmos a qualidade das nossas instalações elétricas prediais, tem gente que não entende nada de segurança querendo dificultar o processo. Além de um deputado federal, li hoje que o Ministério Público Federal do Paraná (MPF/PR) propôs ontem uma ação civil pública contra a União, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O objetivo é interromper o processo de padronização de plugues e tomadas no Brasil. Milhares de pessoas morrem por ano no Brasil por causa da deficiência das instalações elétricas. A padronização é um grande avanço, bem fundamentado tecnicamente, e com muito tempo de adaptação e discussão. Vamos nos informar melhor... Mais informações sobre a padronização de plugues e tomadas no portal do INMETRO.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Fundacentro cria projeto novo em vídeo

Boa notícia que eu recebi hoje. Vejam a novidade. Com a estréia do novo projeto institucional, o Vídeo WEB Fundacentro, o objetivo da instituição é aproximar trabalhadores e cidadãos, oferecendo informações de qualidade voltadas para a segurança e saúde do trabalhador, em mídia digital.

Em formato quinzenal, os programas serão seguidos de entrevista com o técnico/pesquisador e ilustrado com imagens que retratam o assunto abordado, com duração média de 5 minutos.

Aos interessados em fazer download dos programas em vídeo, o acesso será via RSS, ou pelo portal da Fundacentro.

Informações completas em www.fundacentro.gov.br

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Concurso para o Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) oferece 234 vagas para o cargo de auditor fiscal do trabalho. Para participar do concurso é preciso ter curso superior concluído, em qualquer área de graduação. O salário inicial é de R$ 13.067 com jornada semanal de 40 horas. Do total de vagas, 12 são reservadas a portadores de deficiência.

A inscrição poderá ser feita somente na internet, no site www.esaf.fazenda.gov.br, entre 10h do dia 18 de janeiro de 2010 e 23h59 do dia 1º de fevereiro. Confiram a oportunidade.

domingo, 17 de janeiro de 2010

E o tema não apareceu no Fantástico...

Em 31 de dezembro do ano passado, eu postei uma notícia informando que haveria um quadro no programa Fantástico sobre Segurança no Trabalho no dia 03/01. Não tenho assistido ao programa mas consultei o histórico de reportagens pela Internet e verifiquei que o assunto ainda não foi ao ar. Vamos aguardar os próximos programas...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Norma brasileira de Sistema de Gestão de SST

A partir de 04.01.2010, se encontra em Consulta Nacional o projeto de norma nº 109:000.01-001 - Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho – Requisitos, por 60 dias, tendo como prazo limite para sugestões até o dia 04/03/2010.
Para entrar e participar da Consulta Nacional basta acessar o link abaixo:
http://www.abnt.org.br
Se houver alguma dúvida ou dificuldade, entrar em contato com:
suporte@abnt.org.br ou pelo telefone (11) 3017-3659.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Funcionário de lanchonete é eletrocutado em shopping do Rio

Transcrevo abaixo uma notícia que comprova, uma vez mais, as tristes consequências de instalações elétricas inadequadas e sem proteção contra choques elétricos.

"Funcionário de lanchonete é eletrocutado em shopping do Rio

Segundo a polícia, ele recebeu uma descarga elétrica ao ligar um forno. Empresa afirma que acompanha a apuração do caso. Um homem foi eletrocutado nesta segunda-feira (4) no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, segundo informações da polícia. Nonato dos Santos Ronim, de 27 anos, era funcionário de uma lanchonete e morreu após tentar ligar um forno. Segundo o delegado da 16ª DP (Barra), Rafael Willis, policiais foram ao local fazer a perícia de engenharia do sistema elétrico da loja para constatar o que causou a morte do funcionário. Ainda segundo a polícia, a loja está fechada e não há previsão sobre quando será reaberta ao público. Segundo a assessoria da lanchonete MegaMatte, a empresa está acompanhando a apuração do caso pela perícia para que sejam esclarecidas as causas do acidente. A assessoria de imprensa do shopping disse que Nonato dos Santos foi socorrido por bombeiros no local e chegou a ser levado para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, mas não resistiu."
Fonte: www.g1.com.br

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Futura norma NR 34

Recebi esta notícia que foi divulgada pela Revista Portos & Navios: A Comissão Tripartite, composta pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção Naval e Offshore (Sinaval), pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), através da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), e pelo Ministério do Trabalho, conseguiu a aprovação da Norma Regulamentadora 34 (NR 34), que descreve nove procedimentos de trabalhos executados em estaleiros. Há dois anos, a Comissão trabalha para elaborar diretrizes para a promoção da saúde na construção naval. As nove normas foram aprovadas pela Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), vinculada ao Ministério do Trabalho, e dizem respeito ao trabalho a quente; montagem e desmontagem de andaimes; pintura; jateamento e hidrojateamento; movimentação de cargas; instalações elétricas provisórias; trabalhos em altura; utilização de radionuclídeos e gamagrafia; e máquinas portáteis rotativas. Além das normas, foram aprovados também dez books fotográficos para treinamento e sistematização, sendo um deles direcionado especificamente para trabalhos em espaços confinados. Segundo Marcelo Carvalho, coordenador da equipe técnica da Comissão Tripartite de Trabalho Decente, foi decidido por consenso que a NR 33, para trabalhos confinados, continuará valendo.

A aprovação da norma, no entanto, não significa que a obrigatoriedade dos nove procedimentos já está em curso. O texto básico da NR 34 será publicado em março e, em seguida, haverá uma consulta pública. Carvalho explicou, no entanto, que a consulta pública não poderá alterar o significado do texto das normas, até porque elas já estão aprovadas. A ideia é solucionar possíveis ambiguidades no texto, deixando-o mais claro e enxuto. O coordenador da equipe técnica acredita que, em maio, será concedida a aprovação definitiva, e a NR 34 entrará em operação em todo o país.